O Cafezinho

Clique para compartilhar o link do texto original

É um primeiro passo para a correção de uma grande injustiça histórica. Mas muitos outros passos ainda precisam ser dados.

Lula agora terá direito de aguardar em liberdade o julgamento de seus recursos à condenação em segunda instância no processo do triplex. O principal recurso se dará no STF, com o julgamento da suspeição do então juiz Sergio Moro.

A decisão do STF também lhe protege de uma prisão intempestiva no caso do sítio em Atibaia, onde Lula já foi condenado em 1ª instância, mas no qual também pode ser inocentado por causa de um  erro grave no processo.

Ambos os processos, de qualquer forma, podem ser anulados por vícios inúmeros em sua condução.

Não é correto afirmar que Lula voltou ao jogo, porque ele nunca saiu do jogo. Mesmo preso, tem sido um dos protagonistas do processo político nacional.

Livre, porém, ganha desenvoltura para se articular politicamente. A dúvida agora é: qual será a orientação do ex-presidente?

Trabalhará em prol da renovação dos quadros políticos, e em prol da pluralidade do campo progressista, ou adotará o caminho do hegemonismo, tentando isolar ao máximo todos os críticos a seus governos?

Sua reentrada no cenário político ajudará ou atrapalhará a polarização entre bolsonarismo X petismo?

A presença de Lula ajudará o bolsonarismo a se reunificar ou, ao contrário, representará um golpe mortal num governo já desmoralizado por suas trapalhadas?

[...]

***

Juiz determina soltura imediata. Lula está livre. Saída a qualquer momento.

Alvará foi expedido às 16h16 desta sexta-feira. Ex-presidente deverá fazer pronunciamento amanhã, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Publicado por Redação RBA 08/11/2019 17:35

Rede Brasil Atual – Lula está livre. O ex-presidente deixa a Polícia Federal em Curitiba e vai para a Vigília Lula Livre, em atividade política de recepção e agradecimento pelos 580 dias de resistência e solidariedade. Depois segue para São Paulo. Está previsto para este sábado um pronunciamento na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, com horário ainda a ser confirmado.

O sindicato está organizando a atividade, inclusive questões relativas a segurança. Foi de lá que Lula saiu, depois que sua prisão foi decretada, para a Superintendência da PF na capital paranaense.

O alvará de soltura foi expedido na tarde de hoje (8), às 16h16, pelo juiz federal Danilo Pereira Júnior. A defesa de Lula solicitou a libertação do ex-presidente depois de decisão proferida ontem pelo Supremo Tribunal Federal (STF) favorável à prisão apenas depois do trânsito em julgado (quando todos os recursos foram esgotados).

O post Enfim, Lula livre! apareceu primeiro em O Cafezinho.

Leia o texto completo em O Cafezinho