O Cafezinho

Clique para compartilhar o link do texto original

O Paraná Pesquisas divulgou há pouco sondagem eleitoral, feita com 1.002 eleitores, entre os dias 11 e 15 de outubro, sobre as intenções de voto para as eleições municipais no Rio de Janeiro, capital, em 2020.

O ex-prefeito Eduardo Paes lidera a corrida, com 27% das intenções de voto, seguido da deputada estadual Martha Rocha, com 17%, e Freixo, com 14%.

O atual prefeito Marcelo Crivella vem em quarto lugar, com 13%.

O instituto também pesquisou a aprovação do prefeito, e descobriu que 72% dos cariocas desaprovam a sua administração; mesmo entre evangélicos, 56% o desaprovam; entre católicos, a desaprovação a Crivella chega a 79%; entre pessoas sem religião, 86% o desaprovam.

Na tabela de “potencial eleitoral”, o melhor desempenho é de Eduardo Paes: 16,5% dos entrevistados afirmaram votar nele “com certeza”, e mais 33,6% disseram que “poderiam votar nele”; no total, o potencial de voto ficou em 50,1%; a rejeição de Paes é de 48,8%.

Martha Rocha igualmente tem um bom potencial, com 8,4% de votos “com certeza” e 37,3% de votos possíveis, totalizando um potencial de 45,7%; a pedetista tem rejeição relativamente baixa, de 40,5%.

Freixo tem 8,4% de votos “com certeza” e mais 27% de votos possíveis, totalizando 35,4% de votos em potencial; a rejeição ao psolista, porém, é relativamente alta, de 60,1%.

Vale destacar ainda a fortíssima rejeição ao prefeito Marcelo Crivella, de 70%, a qual, se permanecer assim, inviabiliza a sua reeleição.

A aprovação do governo de Jair Bolsonaro entre cariocas é de 50%, contra 45% de desaprovação.

O governo Witzel é aprovado por 48% e desaprovado por 47%.

[...]

Abaixo os gráficos da pesquisa.

 

 

     

O post Paes, Freixo e Martha lideram pesquisa no Rio apareceu primeiro em O Cafezinho.

Leia o texto completo em O Cafezinho