Ponte Jornalismo

Clique para compartilhar o link do texto original

Versão oficial informa que quatro suspeitos teriam fugido para rua onde acontecia baile funk; ativista fala em execução

Um homem foi morto e outro ficou ferido durante ação policial num baile funk na Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, no sábado (5/1).

Vídeo obtido pela reportagem mostra pessoas correndo durante dispersão do chamado “Baile das Casinhas”. Nas imagens, é possível ouvir um barulho semelhante a tiro.

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), quatro pessoas estavam num carro roubado quando teriam avistado policiais militares em patrulhamento e tentado fugir pelas imediações onde ocorria o baile funk. Na fuga, algumas pessoas que estavam no local foram atropeladas.

O quarteto teria batido num poste. Segundo a pasta, dois homens saíram armados e teriam atirado contra os PMs, que, no revide, atingiram a dupla. O ferido foi encaminhado ao Hospital Santa Marcelina. Outros dois ocupantes do veículo teriam fugido.

[...]

A área de atuação na região é do 28º Batalhão da PM, o mesmo de um policial que atirou e cegou a estudante Gabriella Talhaferro com uma bala de borracha, em novembro de 2019, numa ação contra um baile funk em Guaianases, também na zona leste da capital.

De acordo com o ativista Darlan Mendes, no entanto, os suspeitos teriam sido alvejados já rendidos. “Segundo informações de pessoas que estavam no local, os indivíduos se renderam e após se renderem foram executados por policiais do 28 BPM, mesmo batalhão que já tem ações violentas em bailes funks”, afirma. Darlan declarou que encaminhou o caso à Ouvidoria das Polícias e à Corregedoria da PM.

Em nota, a assessoria de imprensa terceirizada da SSP, a Inpress, informou que a morte está sendo investigada pelo DHPP, que as imagens divulgadas pela reportagem serão analisadas e que a Corregedoria da PM acompanha o caso.

Leia o texto completo em Ponte Jornalismo