Revista Fórum

Clique para compartilhar o link do texto original

O ex-presidente do Uruguai José Mujica, que governou o país de 2010 a 2015, voltou a ocupar uma vaga no Senado uruguaio com a lista de candidaturas mais votada da coalizão de esquerda Frente Ampla (FA), a mesma que tenta eleger Daniel Martínez ao cargo de presidente. Resultado foi divulgado na noite desde domingo (28), após dia de eleições no país.

Com 93,99% da apuração oficial concluída, a lista 609, da ala Movimento de Participação Popular (MPP), cujo líder é Mujica, obteve 262.124 votos.

Sendo assim, o ex-presidente iniciará um novo mandato parlamentar depois de ter renunciado, em 2018, ao cargo de senador. Apesar de estar com 84 anos, Mujica decidiu voltar ao Senado para tentar ajudar a coalizão a atrair eleitores em busca de um quarto mandato presidencial consecutivo. O ex-presidente, no entanto, nunca deixou de aparecer aos eventos partidários.

[...]

Já as eleições para presidente no Uruguai deverão ter um segundo turno entre Daniel Martínez, da esquerda, e o advogado Luis Lacalle Pou.

Martínez, da coalizão Frente Ampla, teve 40,7% dos votos, e o advogado Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, da direita, teve 29,9%, segundo as pesquisas. Eles vão disputar o segundo turno da eleição presidencial em 24 de novembro.

Leia o texto completo em Revista Fórum