Viomundo

Clique para compartilhar o link do texto original

Da Redação

O deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) deu sequência à contestação que fez do ministro da Justiça Sergio Moro em rede social.

Depois de ser tachado de “capanga da milícia” por Glauber Braga (Psol-RJ) em audiência na Câmara, o ministro tomou a decisão pouco comum de retomar o assunto no dia seguinte.

Ele acusou o Psol de enfraquecer as leis contra milicianos.

[...]

“Propusemos várias outras medidas contra crime organizado”, disse Moro a respeito do projeto de lei anticrime. “O Psol, de Freixo/Glauber, foi contra todas elas”.

O início do debate

Em uma série de mensagens, Freixo sugere que Moro mentiu:

O ministro  @SF_Moro diz que não gosta do jogo político, mas todos já sabemos como gosta de mentir e servir à família Bolsonaro. Quer entender como o ministro tentou aliviar a vida das milícias no pacote “anticrime” e como nós corrigimos esse e muitos outros erros? Segue o fio!

  1. As milícias só foram citadas uma única vez no pacote pelo Moro, E PARA REDUZIR A PENA MÍNIMA DOS MILICIANOS. Quem corrigiu essa aberração, impedindo esse benefício ao crime, fomos eu e os demais deputados que não têm rabo preso. Cabe ao ministro se explicar…
  2. Moro serve a uma família ligada a milicianos e matadores de aluguel: a relação do clã Bolsonaro com Adriano é reveladora. Os patrões do ministro sempre elogiaram e pediram a legalização das milícias. E enquanto eles as defendiam, eu fiz uma CPI para combatê-las.
  3. A CPI resultou no indiciamento de mais de 200 pessoas, todos os chefes de quadrilha foram presos e 58 propostas concretas para enfrentar o crime organizado foram apresentadas. Nós tipificamos o crime de milícia.
  4. Eu até hoje sofro ameaças de morte por causa das investigações que coordenei. Por isso Moro, servindo a quem serve, não tem moral para falar de milícias comigo…
  5. Mas então por que ele insiste nesse assunto???
  6. O objetivo do ministro, como bom serviçal que é, é muito claro: desviar o foco das relações da família Bolsonaro com as milícias, matadores profissionais e crime organizado. Moro não rebaixa apenas a si mesmo ao se prestar a esse papel. Ele rebaixa o Ministério da Justiça.
  7. Eu e minha família até hoje pagamos muito caro por ter enfrentado milicianos. Já Moro espera que tipo de pagamento por defendê-los?

Leia o texto completo em Viomundo